27/10/2016
Se um projeto de leitura precisa de incentivo,
o nosso recebeu um uma grande dose de reforço...
São cerca de 40 títulos,
de acordo com as indicações dos próprios alunos.
Este, a nosso ver, é o que de melhor podia acontecer
num movimento de leitura;
dar ao aluno o livro que ele deseja,
de acordo com as suas preferências,
suas emoções, suas expectativas.
Visite a Biblioteca, faça a sua reserva.
Adicionar legenda |
*********************************************************************************
21/10/2016
Desafio do Blog
Semana 21 a 28 de outubro
Regras:
Decorar pelo menos um dos trava línguas abaixo;
Ler, recitar ou declamar o mesmo na hora do intervalo, na Biblioteca da escola;
Cada trava línguas falado conta um ponto no sorteio da semana.
Prêmio: gelinho ou vale xerox no sorteio da semana e 1 caixa de bombom no final do ano aos que participaram do DESAFIO DO BLOG
Trava línguas é uma espécie de jogo verbal onde as pessoas precisam dizer com rapidez e clareza, as sentenças que possuem sílabas difíceis de se pronunciar.
1 - Casa suja, chão sujo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
2 - Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
3 - O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
4 - Três tigres tristes para três pratos de trigo.
Três pratos de trigo para três tigres tristes.
5 - O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doce
Que o doce de batata-doce.
O doce respondeu pro doce
Que o doce mais doce que
O doce de batata-doce
É o doce de doce de batata-doce.
Maiores informações em: http://www.oqueeoquee.com/trava-lingua/
10/10/2016
15 de
outubro
Dia do Professor
Nossa Homenagem
Curiosidades
No Brasil, o
Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.
No dia
15 de outubro de 1827, Pedro I, Imperador do Brasil baixou
um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto,
"todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras
letras".
Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do
ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos
deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia,
inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas
foi somente em 1947, 120
anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia
efetivamente dedicado ao professor.
Começou
em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520
da Rua Augusta, onde existia o
Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo
período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com
apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a
ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de
congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O
professor Salomão Becker sugeriu
que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade
natal, Piracicaba,
professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A
sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais.
O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data
um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão.
Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a
ideia estava lançada.
A
celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos
anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo
Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O
Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar
condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover
solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna,
fazendo participar os alunos e as famílias".
10/10/2016
12 de outubro
e
O Dia das Crianças é reconhecido em várias nações ao
redor do mundo para homenagear as crianças, cuja data efetiva
de comemoração varia de país para país. Foi proclamado pela primeira vez
durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança em Genebra em 1925, sendo celebrado desde então o Dia
Internacional da Criança a 1
de junho, adotado em países como Angola, Portugal e Moçambique. No Brasil, o dia das crianças
é solenizado em 12 de outubro.
A ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, por ser
a data em que foi aprovada a Declaração
Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989.
Curiosidades
A comemoração do Dia da Criança varia muito em cada
parte do mundo. Veja a seguir como fica em alguns países:
Alemanha - 20 de setembro
Austrália - quarta quarta-feira de outubro
Sudão - 23 de dezembro
França - 20 de novembro
Se você quiser mais informações em outros países, acesse:
__________________________________
___________________________________________________________________________________10/06/2016
Dia dos Namorados
Se tem alguém que sabe falar da vida em forma de poesia é Carlos Drummond de Andrade. Mas... para falar de amor, com toda delicadeza e paixão que o assunto merece... só Vinicius de Moraes.
Este texto pode ser ouvido no link abaixo, na voz do próprio Vinicius de Moraes.
https://www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/87149/
Soneto do amor Total
E com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa lhe dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure
___________________________________________________________________________________07/06/2016
O desfio do Tangram continua...
mês de MAIO
Vencedor
Desafio de Tangram
Vitor G. L. da Silva
(7 vezes)
7º Ano A
Também resolveram o
desafio:
Mateus Donato (4) – 6º Ano A
Nicole Pereira Dias (2) – 6ºAno A
Kailene M. Pereira (1) – 8º Ano A
Renê G. M. da Silva (1) – 8Ano C
___________________________________________________________________________________
29/04/2016
O desfio continua...
Vencedor
Desafio de Tangram
mês de ABRIL
Vitor D. Presunti
(6 vezes)
(6 vezes)
7º Ano A.
Também resolveram o desafio:
Vitor G.
Lima da Silva (3) – 7º Ano A;
Mateus
Donato (2) – 6º Ano A
Adenilton
Martins do Nascimento (1) 6º Ano C
Alex
Oliveira Bispo (1) – 7º Ano A;
Leticia
Rodrigues (1) – 6º Ano C .
Maria
Aparecida da Silva Santos (1) – 6º Ano A
__________________________________
22/04/2016
Textos de Luis Fernando Veríssimo são sempre surpresas em forma de letras. De forma irreverente e
inteligente faz graça de qualquer ideia que lhe vem à mente. E já que estamos
no mês de abril, esta crônica vem bem a calhar... Dia do Índio, Dia do
Descobrimento do Brasil.
A Praga
(Luis Fernando Veríssimo)
Outra praia, outro
descobrir.
Um índio que até
então nem sabia que era índio, estendeu a mão e ofereceu a Cristóvão Colombo um
tomate.
– Um pomo d’oro –
exclamou o almirante, confundindo o fruto que brilhava ao sol novo da América
com uma maçã selvagem. Depois examinou o fruto mais de perto e perguntou: –
Para que serve?
– Saladas –
respondeu o índio – Refogados, molhos – continuou.
– Para o
espaguete! – exclamou Colombo, compreendendo por que o destino o trouxera até
ali. Lembrando que seu nono, em Gênova, vivia elogiando Marco Polo por ter
trazido o espaguete do Oriente e sua nona dizendo que sim, o espaguete era bom,
mas faltava alguma coisa. Sua missão estava revelada: numa só viagem superara o
Marco Polo do nono e descobrira o que faltava na macarronada da nona. Ficou com
o tomate.
– O que você me dá
em troca? – quis saber o índio.
Não se sabe a
língua que falavam. A linguagem mágica dos grandes encontros. Não interessa.
– Dou em troca um
dos produtos supremo da nossa civilização, uma preciosidade. Um dos frutos da
indústria que em breve chegará aqui e transformará este mato em outra Europa. –
E Colombo deu uma miçanga ao índio.
Colombo perguntou
que outra novidade o índio tinha para lhe dar. E o índio ofereceu uma batata.
– O que faremos
com isso? – perguntou Colombo, olhando a feia batata com pouco entusiasmo.
O índio descreveu
o futuro da batata, desde a sua importância na alimentação dos camponeses europeus
em fomes ainda por vir até anoissete e as
fritas. E Colombo botou a batata na algibeira e deu em troca uma moedinha
de valor tão baixo que em vez da cara mostrava o joelho do rei.
O que mais o índio
tinha para lhe dar?
O fruto do
cacaueiro de onde sairia o chocolate. O índio descreveu o significado do
chocolate para a história do mundo, especialmente na Suiça e na Bahia; e como
seriam os bombons e as barras recheadas com avelãs e, suspeita-se que tenha
mencionada até a musse. E Colombo
trocou o cacau por um espelhinho.
Que mais?
Fumo! Em breve
todos estariam experimentando as delícias do tabaco e o novo hábito
dominaria o mundo. E, para quem quisesse um barato ainda maior, o índio incluía
a planta da coca junto com a planta do fumo em troca das contas que Colombo lhe
oferecia.
Que mais?
Milho, aipim, um
papagaio…
– E isso que você
tem no nariz? – perguntou Colombo, apontando para a argola de ouro.
– O que você dá em
troca?
Colombo ofereceu
miçangas, que o índio não quis. Outra moedinha. Comprimidos.
Vale-transporte. Finalmente apontou sua pistola para a cabeça do índio e disse:
– Isso! – E disparou. Depois deu ordens a seus homens para recolher todo o ouro
à vista, mesmo que tivesse que trazer os narizes juntos.
Do chão, antes de
morrer, o índio amaldiçoou Colombo e praguejou:
– Que a batata
tornasse a sua raça obesa, que o chocolate enchesse as suas artérias de
colesterol, que o fumo lhe desse câncer, que a cocaína o enlouquecesse e
que o ouro destruísse a sua alma. E que o tomate – pediu o índio aos céus, com
seu último suspiro – se transformasse em ketchup; e molho
enlatado sem graça que estragasse o espaguete para todo o sempre.
E assim aconteceu.
__________________________________________________________________________________________
18/04/2016
Desafio de Desenho
Baseado nos desenhos
de Roberto de Vicq de Cumptich
do livro Bembo’s Zoo,
desenhe um animal
com as letras do seu nome.
Brinde
será sorteado em final de maio.
Clique abaixo para ver todas as letras do alfabeto se tomarem o formato de animais.
Participe!!!
Faça o seu e exponha na Biblioteca de sua escola
___________________________________________________________________________________
14/04/2016
O desfio continua...
Vencedor
Desafio de Tangram
mês de MARÇO
Leandro dos Santos Venâncio
(3 vezes)
(3 vezes)
7º Ano A.
Também resolveram o desafio:
Alex Oliveira Bispo (2) – 7º Ano A;
Vitor G. Lima da Silva (2) – 7º Ano A;
Guilherme Nathan Pratta (1) – 9º Ano A;
Maria Vitória Balthazar (1) – 9º Ano A;
Rene G. M. da Silva (1) – 8º Ano C.
_______________________________________
DESENHANDO MANGÁ
Nem sempre desenhar é tão simples... precisa dedicação além de talento.
Na Internet, muitas vezes, cursos gratuitos online são oferecidos e deles muito proveito se pode tirar.
A revista Galileu linkou 5 cursos online gratuitos para quem quer aprender a desenhar.
Acesse e escolha o seu! O que melhor se encaixa em suas expectativas.
Procure maiores informações na
Biblioteca de sua escola.
_________________________________
De um jeito que é só seu
Há um jeito que é só seu, de semear o bem. Se tem sabedoria para falar, fale!
Há pessoas precisando de quem lhes rasgue novos horizontes.
Se tem o dom de ouvir, ouça! Há pessoas precisando falar para reorganizar os pensamentos e sentimentos.
Se tem o dom de enxergar os talentos alheios, enalteça-os! Há pessoas que desabrocham por conta de alguém que lhes reconheça um dom.
Se tem discernimento o bastante para fazer uma observação construtiva, faça-a!
Há pessoas persistindo no mesmo erro, por falta de alguém que as alerte com carinho e firmeza.
Se você não tem vocação para engajar-se em movimentos filantrópicos de grande alcance, tenha em mente que o maior bem a ser semeado começa dentro do seu lar.
Oferte a sua canção, a sua poesia, a sua hospitalidade, aquele prato que ninguém sabe fazer igual. Oferte a sua diplomacia, a sua liderança ou a sua capacidade de atuar em segundo plano para o bem comum. Oferte o seu talento para contar piadas e fazer rir. A sua ternura natural no trato com crianças, idosos ou animais. A sua capacidade de manter o sangue frio nas horas de crise, quando todos em sua volta desabam.
A sua santa paciência de permanecer num hospital ao lado de um enfermo terminal, ou de varar a noite num velório, naquela hora crítica em que todos vão embora. Há um jeito que é só seu e todo seu, mesmo que seja ofertar uma flor sem ser dia de nada.
Mesmo que seja uma prece sincera feita no silêncio do seu quarto. Na contabilidade Divina, pouco importa se o seu jeito de semear o bem vai alcançar uma criatura, ou milhões de criaturas.
Você está fazendo a sua parte, de um jeito que é só seu. É só isto que realmente importa!
Fátima Irene Pinto
__________________________________
Mitologia
Mitologia
Quando o assunto é mitologia, a maioria pergunta: “É sobre a grega ou a romana? ” E, é neste link que você vai conhecer uma porção de sites que te indicam qual mitologia é tratada ou qual deus está incluído. Clique em http://www.csbrj.org.br/culturaclassica/60_dicas_de_sites.htm e encontrará 60 dicas de sites que falam sobre o assunto.
Tá ai um assunto que promete muita conversa, afinal quem não curte um pouquinho deste assunto?
__________________________________
Livro do Mês:
Livro do Mês:
A invenção de Hugo Cabret
de Brian Selznick
O que chama atenção antes mesmo do início leitura é o visual do livro. Muito bonito, colorido e simbólico. Brian, além de escrever, ilustrou toda a sua obra. E são essas mesmas ilustrações que constroem o grande clímax ao redor da leitura. O autor simula a experiência do cinema em suas páginas, colocando, por exemplo, páginas pretas no início, representando a escuridão das salas de cinema. Os desenhos, que estão presentes na maioria das páginas, não são apenas ilustrações. São parte complementar da história, pois substituem as palavras em vários trechos.”
Pesquisa e mais informações:
Filme: A Invenção de Hugo Cabret
No Filme Online A Invenção de Hugo Cabret, baseado no livro escrito por Brian Selznick, a aventura gira em torno do garoto Hugo Cabret, um órfão que vive dentro dos muros de uma estação de trem da Paris de 1930. O menino segue a ambição de seu pai, descobrir o mistério de um robô quebrado.
Áudio: Português
Qualidade: DVDRip
Duração: 126 Minutos
Ano de Lançamento: 2011
Pesquisa e mais informações:
Trailer 1 legendado: Pesquisa e mais informações: